Sabe quando parece que nada está dando certo?
Aí vem uma sequência de situações para reforçar essa sensação e confirmar essa ideia: a resposta negativa da entrevista de emprego, ou a falta da resposta.
O crush que não dá sinal de vida, a amiga que desmarca o programa que tinham planejado, o negócio que não está dando retorno financeiro, e o que mais vier na sua cabeça.
O grande problema é quando você começa a pensar que quem não está dando certo é VOCÊ, é sua vida!
Porque será que, curiosamente parece que uma decepção começa a atrair outras? Já parou para pensar que quando você se deixa entrar em um estado emocional negativo, acaba deixando a peteca cair?
E, ainda que finja estar animada ou motivada, atitudes muito sutis, seja expressão facial, tom de voz, esquecimentos, podem te denunciar e atrapalhar seus projetos. Por exemplo: demorar para retornar a mensagem de um cliente potencial, recusar um convite, não atender uma ligação que poderia uma oportunidade, não enviar o curriculum para uma vaga que te indicaram, acordar tarde, deixar de ir ao treino, a lista não tem fim.
Mas, sabemos que não existe um medicamento chamado MOTIVOL vendido na farmácia e que faz efeito rápido. E ficar repetindo frases otimistas do tipo “eu posso, eu consigo, eu sou maravilhosa” não vai ajudar.
Então, o que fazer? Primeiro: não acredite em formulas milagrosas e revolucionárias para mudar sua vida. Entenda que é um processo que depende de você, e sim, dá trabalho, principalmente porque é necessário quebrar paradigmas e isso não se faz da noite para dia.
Agora a boa notícia: sim! É possível. Como?
A ideia é até simples: quando bater o desânimo, lembre-se de se concentrar naquilo que depende única e exclusivamente dos seus atos.
Percebe que nos exemplos do início do texto, sempre estão envolvidas as outras pessoas?
Você não pode controlar a atitude das outras pessoas, mas as suas atitudes sim. E, quanto a desmotivação? Tente mesmo assim, prosseguir com o que tem que ser feito, a tendência é voltar a se sentir.
Então, não falte ao treino, responda aos e-mails, continue enviando propostas, alimentando a fanpage ou site, convide alguém para passear ou vá só.
As SUAS PRÓPRIAS atitudes é que tem o poder te trazer motivação de volta. Mesmo que uma resposta externa faça você voltar a se sentir bem, não pode contar com isso, pois a atitude do outro não depende de você.
A vontade de seguir em frente, e ultrapassar barreiras não brota sozinha, e, não são todas as pessoas que tem isso dentro de si, mas é uma habilidade possível de ser desenvolvida.
Gisele Ventura Essoudry
Psicóloga, Coach e Orientadora Profissional
CRP 061181106
Kommentit