top of page
Foto do escritorGisele Essoudry

Como escolher uma carreira se você é multipotencial ?

"Tenho tantas habilidades e interesses que acabo me perdendo."


"Às vezes me acho confusa e sem foco. Me empolgo com uma atividade e logo sinto que perdeu a graça, parece que estou sempre em busca de novidades"


"A maioria dos meus conhecidos já sabe o que quer fazer ou já estão em um caminho profissional."


"Sou uma espécie de faz tudo, mas não sou reconhecida por nada"


Eu poderia ficar aqui exemplificando várias falas comuns como essas acima, que ouço de pessoas (adolescentes e adultos) que compartilham de uma característica, a MULTIPOTENCIALIDADE.


Os MULTIPOTENCIAIS são pessoas que apresentam várias habilidades e interesses normalmente diversos. Pense em alguém que tem interesse em artes manuais, edição de vídeo, biologia marinha, restauração de móveis antigos, matemática!

A grande vantagem de ser multipotencial é a adaptabilidade, flexibilidade, e as múltiplas habilidades, porém, essas pessoas podem se sentir perdidas, com dificuldade em escolher um caminho profissional e construir uma carreira sólida.


Alguns sentem que ficam na superficialidade sem se aprofundar ou se tornar referência em alguma área.


A grande sacada é o bom direcionamento.


Para isso é fundamental que a pessoa, seja o adolescente que busca descobrir uma futura carreira ou o adulto que busca uma mudança profissional estejam conscientes do seu funcionamento, não vendo isso como uma limitação, mas como uma potência. E entender que não precisa ficar à deriva.


Escolher pode ser tarefa angustiante e desafiadora para quem tem poucas opções, imagine para quem tem várias?


Se você se identificou, se liga nessas orientações:


1. Entenda que você não precisa fazer uma escolha única para sua vida toda. O mercado de trabalho é muito dinâmico. Nada impede de mudar de carreira, de área ou nicho ao longo do tempo. Ou mesmo de fazer atividades paralelas.


2. Use a criatividade. Entenda: todo trabalho existe para resolver problemas das pessoas ou empresas. Você não precisa se prender a padrões. Pergunte-se: quais os talentos que você pode unir para oferecer algo único e autêntico, com o seu diferencial?


3. Não precisa utilizar TODOS os talentos, habilidades e interesses em uma carreira! Priorize o que faz mais sentido para você no momento. Não pense que estará perdendo ao priorizar.


4. Lembre-se que você pode utilizar seus talentos também como hobbie, trabalho voluntário. Não precisa ser tudo focado na carreira.


5. Busque algum recurso para clarear a mente, como meditação, relaxamento.


6. Conheça seus valores. O que é realmente importante, inegociável para você? Esse conhecimento é fundamental para fazer escolhas na vida.


7. Trabalhe a persistência e a tolerância a frustração. Sabe essa tendência a achar que as coisas perderam a graça e já querer partir para a outra? Observe o que te leva a esse movimento. E é isso que te leva a não dar continuidade nas coisas e se sentir culpada!


8. Saber quais são os talentos conta na escolha profissional mas tem muito mais coisas a se considerar. O que importa é o todo da sua personalidade e conhecer os cursos e carreiras e as possibilidades existentes.


9. Se se sente confusa ou ansiosa a psicoterapia pode ajudar. E a orientação profissional é recomendada para que você escolha uma carreira que faça sentido para você mediante a tantas opções.



O que faz uma pessoa ser multipotencial?


A multipotencialidade é uma característica da personalidade de um indivíduo mais curioso, antenado, que quer experimentar as coisas, interessado e por isso desenvolveu muitos talentos.

Quem sabe tenha sido muito estimulada na infância, talvez a família ou escola propiciaram um ambiente favorável a isso, entretanto, pode ser também próprio da pessoa mesmo.


E não podemos esquecer de pessoas que desenvolveram a multipotencialidade como uma resposta saudável por circunstâncias difíceis da vida. Ao invés de sucumbir, desenvolveram habilidades para resolver problemas mediante a situações de vida desafiadoras.


Do ponto de vista cerebral


De acordo com Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, logo nos nossos estágios iniciais, a natureza nos proporciona muito mais sinapses (conexões cerebrais) do que iremos utilizar.


Essas sinapses promovem sinais elétricos no nosso sistema nervoso que são responsáveis pela capacidade de aprendizagem, desenvolvimento de habilidades, comportamento. Dito mais claramente, suas sinapses criam seus talentos.


Desse modo sua herança genética e experiências infantis ajudam a encontrar algumas conexões mais regulares e mais fáceis de usar do que outras (por exemplo capacidade de argumentar, organização, cálculos, habilidade motora fina). É um processo individual por isso as pessoas são diferentes!


Enquanto isso as conexões ignoradas e não utilizadas murcham. E isso, longe de ser algo negativo, é um processo necessário para a nossa sobrevivência. Imagine o excesso de informação que seria a nossa mente se não houvesse essa seleção natural das sinapses e consequentemente talentos!


Nesse processo, a pessoa multipotencial preservou mais sinapses ligadas aos talentos.


Mensagem final para você que é multipotencial


Você não é uma pessoa perdida, dispersa ou sem foco. Aproveite sua facilidade de aprender, adaptabilidade e múltiplos interesses para traçar seu melhor caminho. Lembrando que a vida não precisa ser uma linha reta e você tem todas as condições de tornar sua jornada uma experiência enriquecedora.


Não se compare as outras pessoas que "já se encontraram" ou parecem mais constantes nas escolhas. Procure sim manter uma consistência, perseverança nos seus projetos. Encontre uma linha mestra que interligue pela menos boa parte dos seus interesses para escolher sua profissão.


Lembrando que você não precisa necessariamente utilizar todos os seus talentos e exercer seus interesses ao mesmo tempo. Tampouco se cobre disso. Às vezes um talento pode ficar "adormecido" em um momento da sua vida por conta das prioridades que essa etapa exige, mas você pode voltar a se dedicar para ele em outra fase!


Se este conteúdo te ajudou de alguma forma, compartilhe com pessoas que podem se beneficiar. Se achar que posso contribuir com você a partir dos atendimentos (terapia e orientação profissional), entre em contato para agendar uma conversa. E se você é adulta e busca um redirecionamento na sua carreira, precisa conhecer o meu projeto ESCOLHAS AUTÊNTICAS.


Para conteúdos sobre adolescência e orientação profissional, siga meu instagram https://www.instagram.com/giselepsico_/


Gisele Essoudry

Psicóloga e orientadora profissional

CRP 06118-106

Atendimento presencial e online

Carreira x Multipotencial  - Artigo do blog - Gisele Essoudry - Psicóloga

Posts recentes

Ver tudo

Em um relacionamento tóxico com o trabalho

Vera 43 anos é casada, e tem dois filhos: de dez e doze anos. Atua como líder de uma equipe e trabalha na área de TI de uma grande...

Comments


bottom of page